Empreender está bem longe de ser algo simples e fácil. Abrir um novo negócio exige um bom planejamento estratégico, disposição, criatividade, conhecimento e muita, muita vontade de vencer.
Antes de pensar em empreender, você precisa vislumbrar as oportunidades, avaliar o mercado, os concorrentes, o investimento financeiro necessário, etc.
A verdade é que uma mulher empreendedora precisa também conciliar a vida profissional com a pessoal. Ela precisa de tempo para gerenciar ou até executar as tarefas domésticas, cuidar dos filhos, do marido, sem deixar, claro, de se preocupar com a saúde e a beleza.
Muitas mulheres empreendem com uma caneta na mão e com o avental na outra. Nem sempre é fácil empreender seja quaisquer circunstâncias, mas a satisfação de vencer supera todas as dificuldades.
Para te inspirar neste mês das Mulheres que está acabando, separamos 5 exemplos de empreendedoras de sucesso:
1 – Luiza Helena Trajano
Esse é um nome muito conhecido na história do empreendedorismo feminino no Brasil. Luiza Helena Trajano é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento de umas das maiores redes de varejo do país, o Magazine Luiza.
A grande rede foi iniciada pelo tio de Luiza com uma pequena loja no interior de São Paulo. Luiza Helena assumiu a liderança da empresa na década de 1990 e, a partir daí, o negócio de família transformou-se e se expandiu por quase todo o país.
De uma jovem que trabalhou no negócio da família para presidente de uma rede com mais de 700 lojas espalhadas por 16 estados brasileiros, Luiza demonstrou sua capacidade para os negócios.
Inicialmente o nome da loja era “A Cristaleira”, mas ao adquirir outras redes concorrentes o nome Grupo Magazine Luiza foi adotado. Hoje, a rede de lojas é também referência no e-commerce no Brasil.
A dedicação e o esforço de Luiza resultaram em bens que ultrapassam a marca de R$ 1 bilhão.
2 – Sônia Hess | Dudalina
A Dudalina nasceu em 1957 quando, em uma das idas a São Paulo para reabastecer o estoque da vendinha, Seu Duda acabou comprando muito mais do que deveria de um tecido. Para não sair no prejuízo, Dona Lina assumiu o controle da situação.
Ela descosturou uma camisa que tinha na venda, entendeu como a peça era feita, contratou duas costureiras (que passaram a trabalhar no quarto dos filhos) e, naquela tarde, fizeram três peças que venderam bem rápido.
Seu Duda e Dona Lina são os pais de Sônia Hess, que comanda a marca Dudalina. Com 11 irmãos homens, ela assumiu a presidência da camisaria fundada pelos dois e a transformou na maior exportadora de camisas do país.
3 – Marcia Tozo
Toda a história de sucesso começou quando Marcia Tozo decidiu fazer um curso online sobre a produção de “Brigadeiros Gourmet”. Natural da cidade de Tubarão, Santa Catarina, Márcia se tornou mãe muito jovem e só conseguiu retornar aos estudos anos mais tarde, quando se graduou no curso de publicidade.
Depois disso, se mudou com a família para Florianópolis e, em parceria com a Hotmart, aplicou os conhecimentos adquiridos na graduação do desenvolvimento do seu curso online que ensina pessoas do Brasil inteiro a fazer brigadeiros Gourmet.
4 – Leila Velez e Zica Assis | Beleza Natural
Tudo começou há 21 anos quando uma ex-empregada doméstica, um ex-taxista e dois ex-atendentes do McDonald’s entravam todos os dias em ônibus urbanos para colar no vidro atrás do motorista, um papel xerocado com a seguinte frase: “Se seus cabelos são um problema, nós somos a solução”.
Naquela época, Zica Assis começou a misturar produtos e matérias-primas em busca da fórmula que traria balanço a seus cachos, que eram bem rebeldes. Foram incontáveis testes até encontrar a fórmula certa.
Foi então que nasceu a Beleza Natural, primeiro instituto especializado em cabelos crespos e ondulados do Brasil. Na época, ele estava instalado em uma salinha de 30m² que recebia imensas filas na porta. Hoje, é a maior rede especializada em cabelos crespos e cacheados, que conquistou o Brasil com serviços e produtos inovadores
5 – Janete Vaz e Sandra Costa | Laboratório Sabin
As bioquímicas Janete Vaz e Sandra Costa já eram amigas mesmo antes da sociedade. Ambas tiveram exemplos de empreendedorismo, honestidade, trabalho e coragem desde cedo, na infância.
Esses mesmos valores herdados da família foram trazidos para o Sabin e fizeram dele um dos melhores lugares para trabalhar no país. Sempre tiveram humildade para aprender e fazer a marca evoluir.
Para fazer o negócio dar certo, elas buscaram credibilidade junto à classe médica, além de se capacitarem.
Farmacêuticas, ambas não sabiam fazer gestão. Então, com apoio de profissionais especializados, o Sabin, que começou com três funcionários, alcançou a marca de 2 mil colaboradores.
Gostou das histórias?
Seja você mais uma empreendedora de sucesso. Aproveite e conheça a Sacolas BR, onde você encontra os mais diversos tipos e tamanhos de sacolas.